GRUPO DE AÇÃO REGIONAL ASTO-GAR

O Grupo de Ação Regional (GAR) é uma equipa multidisciplinar do ASTO que reúne atores a operar no destino turístico Alentejo e Lezíria do Tejo e que partilham interesses em diversos domínios do sector do turismo.
O ASTO-GAR, seguindo as indicações da Organização Mundial de Turismo para garantir uma abordagem participativa, é dinamizado com os seguintes propósitos:

- Servir como fórum para promover a discussão e reflexão sobre temas, ações, iniciativas e projetos de interesse comum, relacionados com a medição e monitorização do destino turístico.

- Refletir sobre o desenvolvimento de metodologias que possam melhorar a colaboração entre as partes interessadas e apoiar essas iniciativas com resultados concretos no destino.

- Apoiar os atores do sector turístico a desenvolver ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável do destino.

- Incentivar o intercâmbio de experiências entre os atores do sector turístico.

- Defender positivamente a monitorização do destino turístico em linha com os objetivos e princípios do desenvolvimento do turismo sustentável, no quadro estratégico regional, nacional e internacional estabelecido pelas autoridades de turismo.

- Contribuir para reforçar o compromisso permanente do sector com a monitorização regular do destino turístico.


 

CONSTITUIÇÃO DO ASTO-GAR

O ASTO-GAR é constituído por atores que atuam no destino turístico Alentejo e Lezíria do Tejo e que representam as seguintes estruturas:

- Subsectores da atividade turística: alojamento, restauração e bebidas, animação turística, agências de viagens, operadores turísticos e guias, enoturismo, transportes, serviços culturais, desportivos e recreativos.

- Autoridades nacionais, regionais e locais com competências no âmbito do turismo regional.

- Associações sectoriais do turismo e da atividade económica em geral (quando se justificar).

- Associações de desenvolvimento, com competências relevantes em domínios que influenciam o progresso da atividade turística.


 

MEMBROS DO ASTO-GAR

(brevemente será disponibilizada a informação )