Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo

O desenvolvimento e implementação deste projeto preconiza o reconhecimento do Turismo Sustentável como um veículo para alcançar o desenvolvimento económico e social do território e constitui uma ferramenta fundamental para a identificação dos impactos económicos, sociais e culturais negativos que o turismo pode gerar e que devem ser monitorizados e geridos.
missao
Missão e Objectivos
O Observatório para a Sustentabilidade do Turismo da região Alentejo (ASTO) tem por missão monitorizar a atividade turística da região no âmbito dos domínios da sustentabilidade do turismo.
areageo
A monitorização do destino turístico efetuada pelo ASTO abrange o território correspondente ao Alentejo NUT II, coincidente com a área geográfica de intervenção da Entidade Regional de Turismo Alentejo/Ribatejo.
monitor
A monitorização do desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos pode ser feita recorrendo a diversos domínios temáticos, os quais podem ser abordados através da definição, operacionalização e avaliação de possíveis centenas de indicadores.
Indicadores do turismo em Portugal
Turismo no PIB
2018(p)
14,6 %
Emprego Total
2018
9,4 %
Exportações Totais
jan - out 2020
11,8 %
Exportações de Serviços
jan - out 2020
39,8 %
Fonte: INE – Instituto Nacional de Estatística; BdP – Banco de Portugal; TP – Turismo de Portugal
Indicadores do turismo no Alentejo
Procura
Dormidas
Dezembro de 2020 - Janeiro de 2021
Hóspedes
Dezembro de 2020 - Janeiro de 2021
Oferta
Proveitos Totais
Novembro de 2020 - Dezembro de 2020
Receitas do Turismo
Outubro 2019 - Novembro 2020
pop
População Residente
704558 (N.º hab.)
den
Densidade Populacional
22,3 N.º/ km²
Densidade populacional (N.º/ km²)
Fonte: INE – Instituto Nacional de Estatística

Projeto PISTA - Partilha de Informação sobre Sustentabilidade do Turismo no Alentejo
O CIDEHUS, através do seu Laboratório de Turismo, recebeu a aprovação da candidatura apresentada ao Concurso - Sistemas do Conhecimento Científico e Tecnológico, no domínio da Competitividade e Inter…
Saber +

Equipa do ASTO presente na reunião global da INSTO - International Network of Sustainable Tourism Observatories - UNWTO - Madrid (2019)
Vídeo de apresentação
Saber +

Alentejo “ganha” Observatório de Turismo Sustentável
O Alentejo é a primeira região do país a ter um Observatório de Turismo Sustentável para monitorizar a atividade turística e o impacto social e ambiental do setor. O memorando de entendimento para a …
Saber +