Na prossecução da sua missão, o ASTO pretende estabelecer parcerias com outras instituições, iniciativas e projetos, promovendo sinergias que possam otimizar a sua atuação na área do desenvolvimento sustentável, num quadro regional de melhoria crescente da competitividade do sector turístico na região Alentejo e Lezíria do Tejo. Deste modo, irá articular-se com instituições públicas, privadas e da sociedade civil que defendam e promovam o turismo sustentável, quer atuem no âmbito local, regional, nacional ou internacional. Atualmente, o ASTO assume parcerias com dois grandes projetos: o PISTA e o Oblivion.

 

PISTA – Partilha de Informação sobre Sustentabilidade do Turismo no Alentejo

O projeto PISTA é uma iniciativa que visa a transferência de conhecimento para os agentes do sector no domínio de atuação do turismo sustentável. Com início em setembro de 2020 e data prevista de conclusão em 2022, é coordenado pelo professor e investigador Jaime Serra. O PISTA potencia a valorização económica do conhecimento enquanto elemento estruturante dos processos de inovação e, consequentemente, promove uma maior competitividade do cluster do turismo regional. O projeto está ancorado no Laboratório de Turismo do CIDEHUS e resulta de uma candidatura ao concurso Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico, no domínio da Competitividade e Internacionalização, ao abrigo do Programa Alentejo 2020.

Desde 2010 que a equipa de investigadores da área do turismo da Universidade de Évora tem vindo a produzir e agregar informações decorrentes do conjunto de trabalhos e iniciativas desenvolvidos em vários projetos de investigação e de extensão à comunidade. O surgimento do ASTO em 2018, integrado na rede INSTO-UNWTO, permitiu agrupar o esforço de vários investigadores no que diz respeito à produção de conteúdos temáticos relacionados com o desenvolvimento sustentável do turismo. É precisamente nesta vasta área do conhecimento que se fomentam sinergias entre o ASTO e o PISTA. O PISTA facilitará a transferência de informação e de conhecimento técnico-científico produzidos pelo ASTO para os agentes do território, para se que consubstancie em acréscimo de valor na economia regional.

O projeto PISTA pretende, através da transferência do conhecimento existente no sistema I&I regional, promover o crescimento da oferta de serviços turísticos sustentáveis, contribuindo para a promoção de um destino turístico sustentável, reconhecido como de excelência. O PISTA materializa-se num conjunto de iniciativas, tecnológicas e de contacto com os agentes turísticos regionais, que se espera permitirem que o conhecimento gerado nos últimos anos se consubstancie em acréscimo de valor na economia regional.

 

Oblivion

O Oblivion é um supercomputador instalado no Data Center da DECSIS, no Parque Industrial e Tecnológico de Évora. Inaugurado em fevereiro de 2020 e coordenado pelo astrofísico Miguel Avillez, o seu desempenho será equivalente à combinação de mais de mil computadores. Está associado ao projeto do futuro maior radiotelescópio do mundo SKA (Square Kilometre Array) e disponível para a comunidade científica e empresas no âmbito da Rede Nacional de Computação Avançada. A curto/médio prazo, prevê-se o envolvimento do ASTO no Oblivion, através da integração de dados e processamento de resultados numa larga escala.