Alentejo “ganha” Observatório de Turismo Sustentável
Jan. 17, 2019

O Alentejo é a primeira região do país a ter um Observatório de Turismo Sustentável para monitorizar a atividade turística e o impacto social e ambiental do setor. O memorando de entendimento para a concretização e avanço do projeto, entre os parceiros, foi assinado esta manhã, em Évora, no âmbito da Conferência Green Project Awards dedicada ao Turismo Sustentável, a que assistiu o vereador do pelouro da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Évora, Eduardo Luciano.

O Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo resulta de uma parceria entre a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Portalegre, o Instituto Politécnico de Santarém e o Turismo de Portugal.

"Para termos um turismo mais sustentável, claramente, temos que ter mais conhecimento daquilo que é o nosso impacto no terreno e na sociedade. Basicamente, é isto que o observatório vai fazer, a um nível regional", explicou o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

Os cinco parceiros do Observatório de Turismo Sustentável do Alentejo ainda vão definir quando é que este "vai para o terreno", mas, este ano, já vão decorrer "algumas iniciativas" relacionadas com "a recolha de informação e aumento do conhecimento" sobre a atividade turística na região, admitiu o responsável.

Fonte: CMÉvora